No vídeo de hoje, o nosso trader Richard explica alguns detalhes práticos de uso das ferramentas de mercado financeiro que a maioria dos nossos traders utilizam para tomar decisão no intraday: o Delta, Market Profile e o DOM.
No Brasil, essa ferramenta de “tape reading“/fluxo de ordens em uma reinterpretação do que sempre foi utilizado por traders no mercado internacional, recebeu vários nomes como “Acumulado da Agressão“, “Delta Acumulado” ou como é conhecido em diversas plataformas para mercados futuros, “Cumulative Delta” ou simplesmente, “Delta“.
Essa ferramenta traz a leitura da soma do volume (contratos negociados na compra e venda) acumulado. Nossos traders usam diariamente essa poderosa ferramenta para monitorar a força relativa de compradores e vendedores agressores – aqueles que iniciam uma ordem a mercado – e analisar possíveis mudanças no fluxo de ordens.
O Richard comenta um exemplo em que o Delta continua a mostrar uma queda (mais vendedores agressivos atuando no mercado) em um mercado lateralizado.
Ele percebe uma falha no rompimento de um padrão, e isso pode fazer com alguns traders de curtíssimo prazo que buscam um rompimento fiquem presos na operação. Logo que o mercado rompe os “single prints” (região de baixa atividade no Market Profile), Richard vira a atenção para as mínimas anteriores para ver as possíveis oportunidades do movimento, da atividade do SuperDom e do Delta.
Confira!