“Sempre ouço muitos traders falando que o fator para ser bem-sucedido está 99% no psicológico. Mas, nesta profissão, esse 99% não vai ser psicológico se o trader não tiver habilidades técnicas e vantagem competitiva.
Há pessoas que vão operar e falam: ‘Eu estou tão motivado. Eu estou pra cima. Eu sou uma pessoa tão positiva e vou dominar esse mercado porque eles meus professores disseram que 99% é psicológico.’
Não é o psicológico quando você não tem uma vantagem competitiva de verdade no mercado. O desenvolvimento se torna psicológico quando você desenvolveu uma vantagem competitiva e uma consistência operacional.
Sobre a deficiência psicológica eu gosto de fazer uma analogia para entender bem, que é a analogia com o jogo de xadrez. Você tem um grande mestre jogando contra um jovem, que por sinal é muito bom, e aquele mestre sabe milhares de jogadas no tabuleiro, enquanto o jovem jogador sabe apenas algumas centenas.
Quando eles estão jogando um contra o outro, o jogador mais jovem tem muito mais pontos cegos, que por sua vez podem ser explorados pelo mestre. Mas assim o jovem avança no entendimento técnico do jogo, e com o tempo ele consegue desenvolver as habilidades do mestre, e o que vai acontecer é que serão 2 mestres jogando um contra o outro e a única diferença então será fator psicológico. Então lembre-se: toda falha possui dois componentes, deficiência técnica e psicológica.”